top of page
Galatea 01.jpg
Triennale Milano
Uma história em cartazes
Expografia
Expography

Localização

Location

Salvador, Brasil

Ano

Year

2022

Projeto

Project

Rodrigo Sena

Montagem

Assembly

Antônio Arouca (Tozinho) e Leno

Fotos

Photos

Rodrigo Sena

PT

Texto do Curador e Diretor do Museo del Design Italiano de Triennale Milano, Marco Sammicheli:​ As Exposições Internacionais têm o objetivo de estimular o diálogo e a comparação entre os países, oferecendo um leque de soluções culturais, expressivas, produtivas, tecnológicas e sociais aos desafios fundamentais que a humanidade deve enfrentar no âmbito de temas específicos. Desde a primeira edição em Monza, em 1923, até o ano de 2022, desenvolveram-se 23 edições da Exposição Internacional da Triennale Milano, que puderam contar com a participação de 66 países provenientes dos cinco continentes.​ Além de configurar uma ocasião para o conhecimento das produções artísticas, industriais, tecnológicas e culturais mundiais, as Exposições Internacionais representam um momento de grande experimentação de temas projetuais ligados à comunicação, à gráfica e à identidade visual.​ Como a intenção de comunicar, da melhor maneira possível, a natureza e os temas tratados em cada uma das Exposições Internacionais, a Triennale Milano confiou, desde sua primeira edição, em 1923, o projeto da identidade visual de divulgação do evento aos melhores designers gráficos da Itália e do resto do mundo.​ Um cartaz é, antes de tudo, um suporte informativo, mas é também, e sobretudo, uma declaração pública que tem o escopo de atingir o maior número possível de pessoas e de comunicar no modo mais imediato possível temas e visões.​ Em vista do centenário da referida instituição, esta mostra pretende percorrer a história das Exposições Internacionais da Triennale Milano através dos cartazes projetados para cada edição pelos maiores artistas gráficos italianos e internacionais. Texto do Embaixador da Itália, Francesco Azzarello: Entre as disciplinas em que a Itália e Brasil mantiveram e ainda mantêm um diálogo particularmente frutífero certamente encontramos arquitetura, arte e design. A Triennale Milano, instituição de excelência cuja história centenária é aqui traçada, através de imagens, desde a sua criação, incentivou a comparação dialética entre os três campos, bem como estimulou suas relações mútuas com a indústria e a sociedade. Esta abordagem é igualmente atual e bem-sucedida hoje, em uma perspectiva integrada de valorização, promoção e internacionalização dos principais setores da criatividade e know-how italianos. Os cartazes expostos, obras exemplares de arte gráfica assinada por grandes mestres italianos do século XX e por designers contemporâneos, expressam, em suas constantes e em sua originalidade, um encontro sempre diferente entre pensamento, conceitos éticos e estéticos, práticas artísticas e produtivas. Esta exposição, promovida pelo Instituto Italiano de Cultura (IIC) do Rio de Janeiro e com curadoria de Marco Sammicheli, Diretor do Museo del Design Italiano da Triennale de Milano, adquire um significado ainda mais importante na cidade de Salvador, que deve parte importante de sua fisionomia de hoje ao gênio e talento italianos. ​ Texto da Diretora do IIC, Livia Raponi: Enquanto entidade voltada à difusão das expressões artísticas e culturais mais representativas da Itália moderna e contemporânea, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro está particularmente feliz em apresentar, no Brasil, uma mostra inédita, fruto do profícuo diálogo tecido nos últimos anos com uma instituição de excelência: a Triennale Milano. A vocação multidisciplinar e sinérgica de Triennale Milano, ainda hoje, assim como na época de sua fundação, parece-nos exemplar para o esforço contínuo em se criar um diálogo entre arte, arquitetura, design e indústria criativa, sociedade, ciência e cenário global. E, ainda, exemplar pelo esforço contínuo em ser, de maneira inspiradora, um grande laboratório de reflexão sobre a construção coletiva do presente e do futuro como nos indicam as temáticas escolhidas para as edições mais recentes (Broken Nature. Design Takes on Human Survival em 2019 e a atual Unknown Unknowns. An Introduction to Mysteries). Acreditamos que Triennalle Milano e o Brasil tenham muito a oferecer um ao outro e possam, a partir de icônicos encontros já vividos e à luz dos atuais desafios, desenhar uma renovada colaboração. ​Às vésperas do primeiro centenário dessa grande instituição, o Instituto Italiano de Cultura está orgulhoso por oferecer ao público soteropolitano, no Palacete das Artes, projetado e decorado por italianos, esta exposição.

EN

Text by the Curator and Director of the Museo del Design Italiano of the Triennale Milano, Marco Sammicheli: The International Exhibitions aim to stimulate dialogue and comparison between countries, offering a range of cultural, expressive, productive, technological and social solutions to the fundamental challenges that humanity must face within the scope of specific themes. Since the first edition in Monza in 1923, until 2022, 23 editions of the International Exhibition of the Triennale Milano have been held, with the participation of 66 countries from the five continents. In addition to being an opportunity to learn about the world's artistic, industrial, technological and cultural productions, the International Exhibitions represent a time of great experimentation in design themes linked to communication, graphics and visual identity. In order to communicate, in the best possible way, the nature and themes addressed at each of the International Exhibitions, the Triennale Milano has entrusted, since its first edition in 1923, the design of the visual identity to promote the event to the best graphic designers in Italy and the rest of the world. A poster is, first and foremost, an informative medium, but it is also, and above all, a public statement that aims to reach the largest possible number of people and to communicate themes and visions in the most immediate way possible. In view of the centenary of the aforementioned institution, this exhibition aims to retrace the history of the International Exhibitions of the Triennale Milano through the posters designed for each edition by the greatest Italian and international graphic artists. Text by the Ambassador of Italy, Francesco Azzarello: Among the disciplines in which Italy and Brazil have maintained and continue to maintain a particularly fruitful dialogue, we certainly find architecture, art and design. The Triennale Milano, an institution of excellence whose century-old history is traced here through images, has encouraged the dialectical comparison between the three fields since its creation, as well as fostered their mutual relations with industry and society. This approach is equally relevant and successful today, in an integrated perspective of valorization, promotion and internationalization of the main sectors of Italian creativity and know-how. The posters on display, exemplary works of graphic art signed by great Italian masters of the 20th century and by contemporary designers, express, in their constant and originality, an ever-different encounter between thought, ethical and aesthetic concepts, artistic and productive practices. This exhibition, promoted by the Italian Institute of Culture (IIC) of Rio de Janeiro and curated by Marco Sammicheli, Director of the Museo del Design Italiano of the Triennale di Milano, acquires an even greater significance in the city of Salvador, which owes an important part of its modern appearance to Italian genius and talent. ​ Text by the Director of the IIC, Livia Raponi: As an entity dedicated to the dissemination of the most representative artistic and cultural expressions of modern and contemporary Italy, the Italian Institute of Culture of Rio de Janeiro is particularly pleased to present, in Brazil, a unique exhibition, the result of the fruitful dialogue forged in recent years with an institution of excellence: the Triennale Milano. The multidisciplinary and synergistic vocation of the Triennale Milano, even today, as at the time of its foundation, seems to us exemplary for the ongoing effort to create a dialogue between art, architecture, design and the creative industry, society, science and the global scenario. And, furthermore, exemplary for the continuous effort to be, in an inspiring way, a great laboratory for reflection on the collective construction of the present and the future, as indicated by the themes chosen for the most recent editions (Broken Nature. Design Takes on Human Survival in 2019 and the current Unknown Unknowns. An Introduction to Mysteries). We believe that Triennalle Milano and Brazil have much to offer each other and can, based on iconic encounters already experienced and in light of current challenges, design a renewed collaboration. On the eve of the first centenary of this great institution, the Italian Institute of Culture is proud to offer the public of Salvador, in the Palacete das Artes, designed and decorated by Italians, this exhibition.
bottom of page