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Galatea 01.jpg
Galatea
Salvador
Interior + Expografia
Interior + Expography

Localização

Location

Salvador, Brasil

Ano

Year

2024

Projeto

Project

Rodrigo Sena

Área

Area

310m²

Fotos

Photos

Galatea e Rodrigo Sena

PT

A Galatea Salvador ocupa o térreo de um edifícios mais icônicos do centro da capital baiana, o Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile, situada entre a Praça Castro Alves e o Elevador Lacerda no centro histórico da cidade, primeiro logradouro do Brasil. Em uma das suas fachadas laterais está o mural de concreto ‘A colonização do Brasil’, feito pelo artista Carybé (Lanús, Argentina, 1911 — Salvador, Bahia, Brasil, 1997) e inaugurado no mesmo ano em que o prédio, em 1964. De grandes dimensões (15 x 5 m), pode ser visto desde a Praça Castro Alves, figurando como uma espécie de monumento entre a Praça, a vista da Baía de Todos Santos, e o corredor de edifícios da Rua Chile. No térreo do edifício, o grande salão construído para abrigar agências bancárias, (como a do Banco Bamerindus, que funcionou desde a década de 1970 até o fechamento da rede) e que serviu a uma agência dos Correios, passou ao longo dos anos por intervenções que, sobretudo, substituíram revestimentos e alteraram as configuração dos forros e esquadrias. Entretanto, elementos originais foram preservados em boas condições. Todo o forro existente, bem como dos dutos antigos do sistema de ar-condicionado existente, foram retirados para viabilizar o aumento do pé-direito e a instalação do sistema de calhas por onde passam as novas instalações elétricas, de ar-condicionado e que sustentam o sistema de iluminação. Em paralelo, o revestimento cerâmico instalado em substituição a parte do piso original também foi retirado para dar lugar a um novo revestimento. Foram mantidos elementos importantes a exemplo do grande painel em bege bahia e do piso em mármore branco original com o intuito de preservar aspectos estéticos que garantissem coerência ao projeto em consonância com o tempo e o espaço que o Bráulio Xavier e a Rua Chile transmitem. Ajustes pontuais foram feitos na distribuição espacial dos ambientes, a exemplo da reconfiguração da área destinada aos sanitários que passou a contar com dois sanitários confortáveis, sendo um deles adaptado, e da reconfiguração das áreas de apoio que passaram a abrigar uma copa e a reserva técnica. A essência da espacialidade foi preservada. O grande salão de entrada manteve sua a amplitude, característica propícia e bem vinda à um espaço expositivo. O cofre, concebido como um ambiente necessário à função primeira pensada para o espaço foi inteiramente preservado guardando suas características originais a partir de um trabalho delicado, sobretudo de restauro da sua porta de entrada, que garantiu seu perfeito estado de funcionamento, e passou a abrigar uma pequena sala expositiva. O salão posterior, mais resguardado, abriga um escritório confortável com mobiliário composto por peças desenhadas por grandes nomes do design brasileiro a exemplo de Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin. Para além das intervenções ligadas à arquitetura, o projeto da Galatea Salvador contemplou também a concepção da solução expográfica do espaço. Foi concebido um projeto com elementos fabricados a partir de materiais de reuso, para uso contínuo e de caráter atemporal, ligados de maneira intrínseca à arquitetura concebida. O projeto da Galatea Salvador está sob a ótica do pensamento inteiro. Os elementos que compõem o todo conversam entre si em um diálogo entre passado e presente, pautado pela integração entre o reuso em suas diversas possibilidades e a preservação da memória.

EN

Galatea Salvador occupies the ground floor of one of the most iconic buildings in the center of the capital of Bahia, the Bráulio Xavier Building, on Chile Street, located between Castro Alves Square and the Lacerda Elevator in the historic center of the city, the first street in Brazil. On one of its side facades is the concrete mural ‘The Colonization of Brazil’, made by the artist Carybé (Lanús, Argentina, 1911 — Salvador, Bahia, Brazil, 1997) and inaugurated in the same year as the building, in 1964. Of large dimensions (15 x 5 m), it can be seen from Castro Alves Square, standing as a kind of monument between the square, the view of Todos Santos Bay, and the corridor of buildings on Chile Street. On the ground floor of the building, the large hall built to house bank branches (such as Banco Bamerindus, which operated from the 1970s until the closure of the chain) and which served as a post office, has undergone renovations over the years, mainly replacing coverings and altering the configuration of the ceilings and frames. However, original elements have been preserved in good condition. The entire existing ceiling, as well as the old ducts of the existing air-conditioning system, were removed to make it possible to increase the ceiling height and install the gutter system through which the new electrical and air-conditioning installations and which support the lighting system pass. At the same time, the ceramic covering installed to replace part of the original floor was also removed to make way for a new covering. Important elements were maintained, such as the large Bahia beige panel and the original white marble floor, with the aim of preserving aesthetic aspects that would ensure coherence to the project in keeping with the time and space that Bráulio Xavier and Rua Chile convey. Specific adjustments were made to the spatial distribution of the rooms, such as the reconfiguration of the area designated for the restrooms, which now has two comfortable restrooms, one of which is adapted, and the reconfiguration of the support areas, which now house a pantry and technical storage. The essence of spatiality was preserved. The large entrance hall maintained its spaciousness, a characteristic that is conducive and welcome to an exhibition space. The vault, conceived as an area necessary for the primary function intended for the space, was entirely preserved, preserving its original characteristics through delicate work, especially the restoration of its entrance door, which ensured its perfect working order, and now houses a small exhibition room. The back room, which is more secluded, houses a comfortable office with furniture made up of pieces designed by great names in Brazilian design, such as Sergio Rodrigues and Jorge Zalszupin. In addition to the architectural interventions, the Galatea Salvador project also included the design of the exhibition space. A project was conceived with elements made from reused materials, for continuous use and with a timeless character, intrinsically linked to the conceived architecture. The Galatea Salvador project is from the perspective of the whole thought.The elements that make up the whole converse with each other in a dialogue between past and present, guided by the integration between reuse in its various possibilities and the preservation of memory.
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