top of page
Galatea 01.jpg
Cincotrês
Publicação
Publication

Localização

Location

Salvador, Brasil

Ano

Year

2022

Editoração

Publishing

Editora Gris (Lara Perl e Rafa Moo) + Mouraria 53 (Alan dos Anjos, Dário Sales, Fernando Gomes, Filipe Duarte, Iago Lôbo, Pedro Alban e Rodrigo Sena)

Publicação

Publication

Editora Gris

Fotos

Photos

Fernando Gomes, Alan dos Anjos, Arquivo Público Municipal de Salvador, Felipe Correia, Manuel Sá, Maurício Serra, Milena Abreu, Pablo Cordier, Pedro Alban e Rodrigo Sena

PT

Cincotrês compartilha uma caminhada em meio ao caos da reforma experimental de um casarão em ruínas, localizado no bairro da Mouraria, Centro Antigo de Salvador. O projeto é tocado por um coletivo de jovens que propõe aos proprietários ocupar e reformar o imóvel, sob a promessa de devolvê-lo em melhor estado. Ali, construção e habitação acontecem simultaneamente e os significados de habitação são múltiplos: uma clínica de psicologia se sobrepõe a festas, pequenos escritórios, moradas, ateliês, espaços de reunião, exposições, shows, cozinha, bar. A obra subverte ordens da arquitetura tradicional e a construção se inicia antes da existência de um programa; materiais utilizados são coletados a partir de doações, demolições e lixo da cidade; carpinteiros, serralheiros e pedreiros se tornam professores de arquitetos e acadêmicos, em uma lógica de ensinar e aprender fazendo. O livro é uma narrativa gráfica que atravessa os arquivos acumulados durante os 5 anos de ocupação. Este projeto contou com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2019-2020.

EN

Cincotrês shares a walk through the chaos of the experimental renovation of a ruined mansion located in the Mouraria neighborhood, in downtown Salvador. The project is run by a group of young people who propose that the owners occupy and renovate the property, with the promise of returning it in better condition. There, construction and housing happen simultaneously and the meanings of housing are multiple: a psychology clinic overlaps with parties, small offices, homes, studios, meeting spaces, exhibitions, shows, kitchen, and bar. The work subverts the orders of traditional architecture and construction begins before the existence of a program; materials used are collected from donations, demolitions, and city trash; carpenters, metalworkers, and bricklayers become teachers of architects and academics, in a logic of teaching and learning by doing. The book is a graphic narrative that goes through the archives accumulated during the 5 years of occupation. This project was supported by Rumos Itaú Cultural 2019-2020.
bottom of page